terça-feira, 9 de março de 2010

O olhar de uma saudade



Quando se é criança, somos sonhadores de um admirável mundo novo! Temos em nosso peito, um enorme desejo de avançar, mesmo nos poucos passos que damos, sempre estamos caindo e se levantando, mas são quedas que nos levam a firmar cada vez mais os nossos passos sobre uma terra que futuramente vai nos causar danos profundos...! A criança sonha, e na sua ingenuidade, digamos assim, - pois a pureza de um inocente coração ainda não está pronto para enfrentar os dissabores de uma áspera e eloquente existência.- Com um leve doce sorriso inocente, ela, a criança, procura infinitamente levar uma vida,não dirigida por ela, mas sim, por outros. E nesta vida, no qual o "inocente ser" caminha sobre cuidados e olhares de um adulto, usufrui de um mundo onde ela não conhece e nem sabe o que são sentimentos...! Os sentimentos que futuramente nos causará danos ou alegria, já se começam a formar nos primeiros passos. A criança vive e cresce em um mundo cercado por eloquentes inocências. O mundo que rodeia este belo "ser", em matéria de sentimentos, - não falo do maltrato ou da fome que muitas passam,- mas sim, sobre sentimentos que, embora se formando ainda neste ser, ela não sabe e nem sente as dores sentimentais que se arrastam em um adulto. O propósito desta comparação é demonstrar que a gente cresce, e crescendo perdemos a nossa inocência, ganhando assim a tal de "experiência humana". Começamos a mergulhar em um mar de dúvidas e constrangimentos. Começamos a descobrir as duras trilhas que temos que caminhar, o mais estranho, é que as vezes pisamos nas mesmas pegadas de quando criança, só que agora, não há mais aquele encanto,aquela trilha suave onde caminhavam os inocentes pés infantis. Já não existem mais, apesar de ser o mesmo caminha, há algo totalmente diferentes aos nossos olhos e ao nosso andar...! Já não há beleza e nem a certeza de que o dia seguinte será tão inocente como o hoje...! Crescemos, achamos que a fase é magnífica! Uma época, na minha ingenuidade, eu sempre quisera crescer rápido! Lembro-me de uma certa feita disse a minha mãe: " - Quero virar homem para ter o meu dinheiro...! Ora, ansiava por se tornar homem e conhecer as coisas que me eram totalmente desconhecidas quando criança. A frase que sempre saia da minha boca, quando criança era sempre: "quando eu crescer". A verdade é que realmente cresci e como sempre quis, tornei-me homem...! E agora, depois deste crescimento que tanto ansiava, eis minha cara amiga, agora descubro um novo sentimento que começa a se formar, a rodear um coração solitário. O sentimento começa a ter forma e vida...! O sentimento brota em toda a sua magnitude, e com uma força brutal e desumana, arrasta-me com tentáculos gigantescos, com um imenso poder absoluto de destruição total...! joga-me contra as paredes bruscas, formados por lágrimas e dores. Tento não olhar o estrago que se forma ao meu redor, as vezes eu me pergunto: " O que pode acontecer depois do furação? O que virá depois que esta tempestade passar? Será que as negras nuvens que se forma fugirão de sobre a minha vida? E depois,conseguirá eu me sobrepor novamente diante da minha vida? Mas essas são perguntas que querendo ou não, no futuro bem presente, terei que respondê-las...! Terei que ficar frente a frente com elas, e aí eu sentirei, se vou seguir avante, ou se vou desistir...! Mas não quero neste momento em que a ti escrevo, dirigir meus pensamentos a essa breve dor que se formará e virá ao meu encalço. Por enquanto, tenho que permanecer, mesmo que seja num sonho impossível, ainda acreditando que possa haver uma leve esperança, talvez não na vida que foi desenganada, mas sim, na vida que ainda respira, e que por ela mesma já se sente morta e condenada...! Quero crê e ter a certeza , minha cara amiga, que eu ainda volte a sonhar, e dar continuidade a essa vida que respira e anseia, mesmo em sua fortaleza,repousar e poder descansar um leve momento...! Devo dirigir-me a ti, com toda a minha simplicidade e humildade de coração, agradecer por toda a tua gentileza, por toda a tua atenção e toda a tua educação...! Quero, se possível for, que tu possas refletir na tua misericórdia e grandeza da alma, pois tem ocupado o teu escasso tempo,em ler ou ouvir as narrações de alguém que não o conheces...! Ergo as minhas mãos e louvo-a por se preocupar comigo...! Cabe-me dizer ao teu meigo coração, pois sei eu o quando és sensível, dá-te um muito doce e suave obrigado, e ao mesmo momento, pedir a ti, que continues com a tua humildade e beleza interior. E assim minha cara colega, quis o destino que eu perdesse aquela que foi atrativo dos meus olhos e um grande monumento a minha inspiração. Tenho que trilhar, talvez agora com passos lentos um caminho que eu sei, se por acaso, o medo envolver meu coração e subir a minha alma, não terei mais por quem gritar, vou ter que sufocar a minha dor e quem sabe, se eu, olhar para o fundo do meu ser ainda posso sentir o calor límpido de uma mão a estancar minhas lágrimas, como se dissesses: " Filho meu ainda permaneço contigo nas belas recordações que o teu coração guarda de mim, e cujas lembranças, como um espelho, refletirá em toda a tua vida até o último pulsar da tua emoção...!" Sim, certamente está no meu olhar, no meu toque e até no íntimo do meu espírito que ainda vou crescer, tornar-me não um homem, mas uma alma que sempre fluirá a candura, sinceridade e amor aos corações que choram demasiadamente nesta existência humana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário